Paulo Freire, responsabilidade e ciência de dados

Eu gostaria de começar esse texto (e esse blog) com uma citação:

"(...) Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens."[ref]Paulo Freire in Educação e Mudança, p.20[/ref]

Essa é uma citação do Paulo Freire, do livro Educação e Mudança. Essa frase expressa bem como venho me sentindo em relação à quantidade de coisas legais que venho estudando. Na verdade, praticamente toda a minha educação foi gratuita. Eu estudei em escolas públicas e em uma universidade pública, que foram pagas por todo mundo. E hoje eu tenho utilizado vários materiais que estão disponíveis gratuitamente na internet. Já é hora de começar a compartilhar e, com sorte, ajudar outras pessoas a aprender também.

Por que escolhi um blog?

Eu escolhi fazer isso num blog porque é um formato flexível que permite diversos tipos de conteúdo. Um blog também combina com os meus outros objetivos, que são:

  • manter um diário de estudo, para que eu consiga relembrar coisas que já aprendi; e
  • melhorar minha escrita tanto em Português, minha língua materna, quanto em Inglês.

Quem sou eu?

Sou um brasileiro. Atualmente trabalho como cientista de dados na Bravi, onde estamos construindo uma plataforma de Learning Analytics. Eu cursei Ciência da Computação na universidade. Hoje em dia as ferramentas que mais uso e gosto são Python, as bibliotecas do SciPy and os notebooks do Jupyter.

Eu quero ser um educador. Infelizmente, ainda não decidi em que área. Eu fico sempre mudando de ideia entre alguma área relacionada à tecnologia e ciência de dados ou algo relacionado a Permacultura e um modo de vida sustentável.

Gosto muito da ideia dos FLOSS1. Na verdade, gosto muito da ideia de coisas "abertas", como Ciência Aberta, Acesso Aberto (ou Livre), Dados Abertos e Educação Aberta/Livre e afins. Eu realmente penso que os conhecimentos e tecnologias deve beneficiar a todos um ótimo jeito de fazer isso é deixá-los acessíveis à todo mundo.

Sobre o que esse blog vai ser esse blog?

Aqui vou você vai ver textos sobre vários assuntos, mas a ideia é manter o foco em ciência de dados. Quando eu ainda estava pensando se eu criaria esse blog eu listei os assuntos que eu gosto, e portanto, que eu gostaria de estudar e compartilhar. Eu criei um mapa mental2 que pode ser visto abaixo. Acho que vai demorar, mas um dia eu vou conseguir falar sobre eles todos.

Mapa mental dos assuntos


  1. Free/Libre and Open Source Software, Software livre e de código aberto. 

  2. Este mapa mental foi criado utilizando MindMup

Comments !

social